Notícias

Fruticultura incrementa renda de família atendida no programa de agricultura familiar da Cargill

Plantação de mamão papaia
O estímulo à fruticultura surgiu por uma necessidade de incrementar a renda familiar

Atendido desde 2014 pelo programa de agricultura familiar da Cargill, o agricultor Elias Souza, de Vianópolis – GO afirma que a assistência técnica recebida tem sido fundamental para alcançar melhorias na produção de soja. Ele aumentou a produtividade, diminuiu os custos com compra de defensivos agrícolas e passou a obter um melhor preço pela saca do grão com a melhoria da qualidade.

Além da soja, a família de Elias produz leite e, há cerca de dois anos, resolveu diversificar mais e investiu na fruticultura, com o cultivo de banana, mamão e manga. No começo de 2019, foram plantados 2 mil pés de mamão papaia e 1.500 pés de banana prata e maçã, além de 40 pés de manga tommy. Já em 2020, foram plantados mais 1500 pés de mamão e mais 50 pés de manga. “Já fizemos mais 500 mudas de mamão para daqui uns dias serem plantadas”, adianta dona Eliete Lopes da Silva, esposa de Elias.

O estímulo para implantação do pomar surgiu por uma necessidade de incrementar a renda familiar e por incentivo do consultor Silveli da Silva, da Agro Soluções Rurais Ltda, que realiza a assistência técnica do programa de agricultura familiar da Cargill em alguns municípios de Goiás. Silveli também orienta outras famílias atendidas no programa, que estão experimentando diversificar a produção.

“Havia a necessidade de encontrar uma atividade intermediária para acrescentar renda às propriedades, no período que não tem lavoura em curso. Muitas vezes, na entressafra, o agricultor tem que deixar a propriedade para ir atrás de trabalho. Com a diversificação, dependendo da cultura, passa-se até 10 meses produzindo e isso gera estabilidade para a renda familiar”, destaca Siveli.

Mais que estabilidade na renda, Elias comemora um incremento financeiro com a venda das frutas, que permitiu à família fazer investimentos importantes para a propriedade. “Aos 30 hectares do nosso sítio, acrescentamos 20 hectares e temos uma reserva para comprar um carro fechado para fazer as entregas, futuramente”, relata o agricultor.

Por enquanto, as entregas são feitas numa carreta que é engatada ao carro da família. E é dessa forma, que eles atendem supermercados e frutarias de cidades vizinhas. A carreta é carregada com as frutas durante a noite e as entregas começam já na madrugada.

“Tivemos algumas dificuldades no começo para escoar a produção, mas começamos a divulgar pela internet e hoje as vendas estão excelentes, até falta produto, pois a demanda é grande”, relata Eliete. “Somos muito gratos à assistência técnica recebida no programa da Cargill que nos permitiu chegar até aqui. E deixamos um conselho: quem quiser trabalhar, pode plantar que o resultado vem”, acrescenta Elias.

Programa de Agricultura Familiar da Cargill

O programa de agricultura familiar da Cargill foi iniciado em 2011 com o objetivo de capacitar e assistir agricultores familiares na produção de soja. O Instituto BioSistêmico (IBS) iniciou a execução da parte do programa que se refere à assistência técnica aos agricultores familiares na Safra 2011/12. Desde então, o instituto atuou em 8 Estados, promovendo o fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

Na assistência técnica executada pelo IBS no programa, os técnicos atuam muito além do suporte para a produção de soja. As equipes estão capacitadas para fomentar atividades que favoreçam a sustentabilidade da propriedade e, nesse contexto, não poderia ficar de fora a diversificação das culturas.

Tópicos: , , , , , , , ,

Voltar ao topo