Notícias

1º Dia de Campo do Centro de Difusão de Tecnologia do IBS foi um sucesso

Um marco na história do Instituto BioSistêmico (IBS). Assim foi considerado o 1º Dia de Campo do Centro de Difusão de Tecnologia (CDT) que reuniu cerca de 150 produtores de leite na última quarta-feira, 12 de agosto, na Fazenda Areia Branca, no município de Pombal, no Sertão da Paraíba. Realizado pelo Sebrae e pelo IBS, o evento contou com a participação de autoridades, secretários de agricultura, representantes de associações, cooperativas e sindicatos rurais da região.

Os grupos de produtores atendidos pelo IBS em projetos do Sebrae na Paraíba e no Rio Grande do Norte puderam trocar experiências, além de se atualizarem sobre as técnicas desenvolvidas no Centro de Difusão de Tecnologia.Com o objetivo de fomentar a pecuária leiteira no sertão nordestino, o CDT do IBS funciona como um laboratório de experimentação de melhoramento genético e de técnicas de cultivos voltados para nutrição e desempenho do gado leiteiro.

“Esse dia de campo reflete o trabalho desenvolvido há quatros anos pelo IBS em projetos do Sebrae de fomento à pecuária leiteira, na PB e no RN. Cumprimos com nossa função de disseminar informação e tecnologias viáveis para a realidade da Região Nordeste, o que tem garantido bons resultados para os produtores mesmo diante das adversidades climáticas e geográficas”, afirmou o coordenador do IBS/Nordeste, Fernando Gomes Almeida.
Com o tema sanidade preventiva e impactos na reprodução, a palestra principal foi ministrada pelo médico veterinário Fabrício Torres do laboratório Axys Análises de Porto Alegre-RS. Além das palestras técnicas, foram apresentados os laboratórios móveis Vaca Móvel (qualidade do leite) e o Rufião Móvel (monitoramento reprodutivo). Os programas de melhoramento genético CRIATF e Gene Leite foram demonstrados com a realização das técnicas de inseminação artificial.

Também foi apresentada a unidade demonstrativa de palma adensada irrigada por gotejamento com energia solar e por gravidade, uma solução eficiente e sustentável de baixo custo para alimentação do gado, que fez sucesso entre o público presente. “Os olhos dos produtores brilharam com essa possibilidade simples e acessível financeiramente”, observou a gestora do Sebrae/PB, Socorro de Oliveira.

Segundo a gestora, o dia de campo teve um excelente resultado, pois apresentou diferentes exemplos práticos, facilitando a visualização por parte dos produtores sobre a adoção de novas técnicas para melhores resultados na produção de leite.

Para o gestor do Sebrae/RN, Acácio Sânzio de Brito, o dia de campo foi rico em abordagens de temas e marcou a integração entre as equipes que atuam no RN e na PB no fomento à pecuária leiteira da Região Nordeste. “Foi nítido o interesse dos produtores em participar de cada atividade, sempre muito atentos às informações e novidades que podem contribuir para o aperfeiçoamento das suas atividades”, destacou.

 

Voltar ao topo