Biotecnologia de ponta a serviço da evolução genética dos rebanhos nordestinos

Com capacidade produtiva de aproximadamente 5 mil embriões por mês, o IBSgen –  primeiro laboratório de  fertilização in vitro (FIV) para melhoramento genético animal do Rio Grande do Norte – tem atendido pecuaristas da região desde setembro de 2015, quando foi inaugurado em Natal-RN. Nos primeiros meses de funcionamento, foram produzidos cerca de 1.200 embriões, 1460 receptoras protocoladas, 435 doadoras aspiradas e quase 5.000 oócitos aspirados.

A ideia é ampliar o acesso à tecnologia de fertilização in vitro para os produtores nordestinos.

O trabalho no laboratório é realizado por equipe especializada e dividido em três ambientes: sala de lavagem, para esterilização e secagem de materiais, sala de cultivo, destinada à maturação do material genético das doadoras, avaliação do sêmen e fertilização, e a sala de meios, local de preparo dos meios de cultivo para o desenvolvimento dos embriões e armazenamento dos materiais utilizados na manipulação dos embriões.

Conforme explica o responsável técnico do IBSgen, o médico veterinário Geraldo Nobre, a FIV é a biotecnologia de reprodução mais moderna utilizada em escala comercial no mundo. “Os produtores do Rio Grande do Norte e de Estados vizinhos despontam como futuros donos de rebanhos geneticamente melhorados, o que permitirá aumentar a produção de leite e carne da região, comercializar animais com valor genético superior agregando valor aos mesmos, além de abrir portas para futuras negociações de animais para outras regiões do Brasil”, afirma.

“A presença do IBSGen possibilitará aos criadores do Nordeste as ferramentas para uma evolução genética do rebanho mais rápida utilizando tecnologia e produtos semelhantes às utilizadas em qualquer grande centro do Brasil e do mundo, permitindo que os produtores de nossa região possam se tornar competitivos frente a qualquer que seja a exigência do mercado”, destaca Geraldo Nobre.

Acesso Fácil

Segundo ele, as vantagens do laboratório mais próximo das propriedades são inúmeras. Entre elas, a diminuição dos custos, a rapidez no transporte do material genético que contribui para melhores resultados com aumento dos índices de prenhez, além do acesso fácil à equipe do IBSgen para orientações técnicas para o rebanho. “O acompanhamento mais próximo e direto com o produtor permite que a equipe técnica do IBSGen possa orientar melhor o produtor, na tentativa de resolver mais rápido qualquer tipo de problema que esteja influenciando negativamente no desenvolvimento do trabalho”, complementa.

Juliano Montenegro e Manoel Montenegro Neto darão início à comercialização de genética no decorrer deste ano

Atendidos pelo Instituto BioSistêmico (IBS) em projeto do Sebrae/RN há cerca de 4 anos, o pecuarista potiguar Juliano Montenegro e o pai dele, Manoel Montenegro Neto, já estão utilizando os serviços do laboratório e têm boas perspectivas de novos negócios. “Por meio da FIV, estamos aprimorando o padrão genético do rebanho e no decorrer deste ano daremos início à comercialização de genética. Com o IBSgen, daremos um pulo gigantesco no desenvolvimento genético dos rebanhos da região”, relata.

Montenegro ressalta que a seleção de animais é uma tendência no Rio Grande do Norte e que os pecuaristas da região estão otimistas com a chegada do laboratório. “Para ter acesso à FIV, assim como muitos criadores, buscamos laboratórios em São Paulo e até no Mato Grosso. Hoje, com um laboratório em Natal, reduzimos custos, ganhamos tempo, eficiência nos resultados e praticidade. É como se antes tivéssemos um carro popular a serviço do desenvolvimento genético dos rebanhos e, com o IBSgen, passamos a ter uma Ferrari à nossa disposição”, afirma.

O Gene Móvel oferece os equipamentos e as condições ideais para a manipulação do material genético nas propriedades

Gene Móvel

Para garantir os melhores resultados da FIV, o laboratório dispõe do Gene Móvel, uma unidade móvel que funciona como laboratório de apoio no campo. A unidade oferece os equipamentos e as condições ideais para a manipulação do material genético nas propriedades.

De acordo com o coordenador de projetos do Instituto BioSistêmico na região Nordeste, Fernando Almeida, o Gene Móvel foi desenvolvido pelo IBS para suprir uma lacuna que existia nas propriedades que não dispõem de estrutura física para que seja montado um pequeno laboratório para seleção dos oócitos aspirados das doadoras.

Almeida explica que “o laboratório móvel permite que o consultor possa trabalhar em um ambiente fechado, com temperatura controlada, diminuindo o risco de contaminação do material genético, além de dispor de energia elétrica interna para atender os equipamentos do laboratório e externa para atender o consultor que aspira o material genético das doadoras, caso seja necessário”.