Cerca de 1.500 agricultores familiares participam de palestras sobre o CAR

Rio Azul - PR

Rio Azul – PR

Divulgar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e esclarecer as principais dúvidas entre os agricultores. Esse é o objetivo do ciclo de palestras do programa de agricultura familiar da Cargill (Selo Combustível Social) na safra de soja 2014/15. Executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS), esse programa atende a mais de 1.700 agricultores que cultivam soja em pequenas áreas, nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Além da assistência técnica às lavouras, o programa oferece capacitações que buscam levar conscientização sobre temas que são relevantes para o dia a dia do agricultor. O ciclo de palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural faz parte dessas capacitações. Desde o dia 17 de novembro, foram realizadas palestras em 21 cidades, sendo ministradas por engenheiros agrônomos, engenheiros florestais e biólogos. Até o momento, foram capacitados 1.493 agricultores familiares.

“Escolhemos esse tema porque é um assunto que está na ordem do dia e os agricultores familiares precisam se atualizar. O CAR é instrumento

São Gabriel do Oeste

essencial para a regularização ambiental de propriedades e posses rurais e tem como prazo máximo maio de 2015. Orientamos sobre práticas sustentáveis nas lavouras, com foco na adequação à legislação ambiental vigente”, explicou a coordenadora do programa pelo IBS, Priscila Terrazzan.

Nas apresentações sobre o CAR, foram abordados conceitos importantes da Lei Federal nº. 12651/2012 e regulamentações posteriores, assim como as principais obrigações estabelecidas por tais normas. Também foram abordadas as condicionantes para manutenção de atividades em áreas rurais consolidadas e respectivas faixas mínimas de recomposição para determinadas Áreas de Preservação Permanente (APPs), além dos objetivos, prazo para inscrição e importância do Cadastro Ambiental Rural.

Em todas as cidades, as palestras tiveram uma excelente receptividade entre os agricultores que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o CAR, pois a maioria ainda não iniciou o processo de cadastramento.

“Apresentamos o tema de forma simples, objetiva e clara. Ressaltamos que é imprescindível que os produtores estejam atentos aos prazos de todas as etapas e cientes de que, a partir de 2017, os bancos de créditos e empresas públicas e privadas exigirão o CAR para qualquer tipo de acesso”, relatou o engenheiro agrônomo César Colussi, que além de realizar as palestras nas cidades do Paraná, atua na assistência técnica do programa.

A engenheira florestal Patricia Satie Mochizuki, diretora do núcleo da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo em Sorocaba-SP, realizou a palestra de Taquarituba-SP. De acordo com ela, entre as principais dúvidas, constaram os limites das Áreas de Preservação Permanente de reservatórios artificiais, bem como as faixas mínimas de recomposição para tais áreas com uso rural consolidado. Como podem ser utilizadas as áreas com vegetação nativa excedente e como a localização da reserva legal é definida também foram questões frequentes.