Notícias

IBS completa 8 anos de trabalho para o desenvolvimento do homem do campo

Em 1º de maio, o Instituto BioSistêmico (IBS) completou oito anos de existência. Uma história que vem crescendo dia a dia, com o estabelecimento de novos projetos e atuação em diferentes Estados deste grande País. São muitas frentes de trabalho que convergem em um objetivo maior que é levar inovação e tecnologia para o desenvolvimento sustentável do homem do campo.

A seguir, você confere um pouco dessa  história, dividida por períodos. Ao final, conheça alguns números de atendimentos realizados durante esses 8 anos, além de uma galeria de fotos.

Leia também:
» O desenvolvimento da agricultura familiar é um dos pilares do trabalho do IBS
» Nova estrutura organizacional reflete o crescimento do Instituto BioSistêmico

2006–2007

A diretora da unidade IBSagro,Priscila Terrazzan, e o vice-diretor do IBS, Ricardo Cerveira

A diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan, e o vice-diretor do IBS, Ricardo Cerveira

O IBS foi fundado no dia 1º de maio de 2006, com sedes em Piracicaba-SP e Londrina-PR. Foi um período de estruturação para o início das atividades, com oferta de soluções inovadoras para o desenvolvimento dos trabalhos, especialmente junto ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP).

De 2006 a 2007, foi criada uma metodologia específica para a realização de “diagnósticos setoriais” que, com boa aceitação no setor, funcionou com uma grande porta para a entrada do IBS no mercado. “Iniciamos com agricultura orgânica e, até hoje, somos contatados para a realização desses serviços em outros setores do agro”, ressalta o diretor do IBS, Luís Henrichsen.

2008–2009

Primeira unidade do Vaca Móvel apresentado em 2008

Primeira unidade do Vaca Móvel apresentado em 2008

Nesse período, o IBS se lança com força no segmento da bovinocultura leiteira, chegando a atender mais de 1.000 produtores mensalmente. A grande inovação se concretiza com o lançamento do Vaca Móvel, com o propósito de apoiar os trabalhos de sanidade e qualidade do leite.

Atualmente, são mais de 10 unidades circulando nas diversas regiões atendidas pelo IBS. No setor de agricultura, os projetos foram expandidos para outros segmentos, como heveicultura, vitivinicultura, cafeicultura, sem deixar de atender sua principal vocação, a olericultura.

2010–2011

Entre os anos de 2010 e 2011, o IBS dá um grande salto em busca de novos desafios e novas ofertas. Os atendimentos cruzam as fronteiras do Estado de São Paulo, alcançando o Mato Grosso do Sul e a região Nordeste do Brasil, especificamente Rio Grande do Norte e Paraíba.

A partir de 2010, o IBS passa a atender grandes projetos de assentamentos

A partir de 2010, o IBS passa a atender grandes projetos de assentamentos. Foto: Douglas Mansur

Nesse período, passam a ser atendidos grandes projetos de assentamentos, por meio de chamadas públicas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de São Paulo (Incra/SP). Inicialmente foram atendidas 3.000 famílias na região de Araraquara-SP, Ribeirão Preto -SP e Bauru -SP.

Ainda nesse período, foram iniciados os trabalhos junto ao Programa de Agricultura Familiar da Cargill (Selo Combustível Social). “Apoiamos todo o desenvolvimento da metodologia e da execução desse programa, atendendo mais de 1000 agricultores familiares de soja, nos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, explica Luís Henrichsen.

Outras duas unidades móveis também iniciaram atividades nesse período: o Rufião Móvel (unidade especializada para atendimentos de reprodução) e o AgroMóvel (unidade especializada para atendimento da agricultura, com foco na fertilidade e fitossanidade).

 

2012–2013

Nessa fase, o grande esforço estava concentrado na manutenção e consolidação das conquistas do período anterior. Os trabalhos com o Incra foram ampliados para mais duas regiões paulistas, a Grande São Paulo e Promissão. Por meio de contrato com Incra – PR, a região do Sudoeste do Paraná também passou a ser atendida. Atualmente, são atendidas cerca de 7,1 mil famílias pelos projetos do Incra executados pelo IBS.

a partir de 2013, mais de 1700  agricultores familiares passam a receber a assistência técnica do IBS pelo programa de agricultura familiar da Cargill

a partir de 2013, mais de 1700 agricultores familiares passam a receber a assistência técnica do IBS pelo programa de agricultura familiar da Cargill

Os trabalhos com o Programa de Agricultura Familiar da Cargill foram ampliados para o Mato Grosso do Sul e Pará, passando a atender mais de 1700 agricultores familiares. Outro destaque desse período é o início dos trabalhos do Programa Mais Gestão, desenvolvido pelo IBS em atendimento à chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para 20 cooperativas da agricultura familiar dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Mais um grande desafio se estabelece para apoiar os ajustes nos processos de gestão dessas entidades.

No âmbito da inovação, o IBS lança dois novos produtos para atendimento do setor pecuário. O programa Gene Leite, projeto de melhoramento e multiplicação de genética, com metodologia e tecnologias para fertilização in vitro e transferência de embriões. Esse programa foi lançado no RN com o desafio de produzir 250 prenheses com embriões de alto valor genético e, hoje, já está em desenvolvimento em São Paulo. Também foi lançado o CRIATF, programa de melhoramento genético e inseminação artificial por tempo fixo, que permite sincronizar nascimentos e organizar a produção pecuária. Muito bem aceito nas diversas regiões de trabalho e, atualmente, contabiliza mais de 3.000 inseminações.

2014

O ano de 2014 marca o início de uma nova estrutura organizacional do Instituto BioSistêmico que passou a vigorar a partir do dia 1º de fevereiro. A nova organização é fruto do reposicionamento estratégico da empresa, no qual foram definidas as primeiras iniciativas internas (projetos e atividades) para otimizar a performance de gestão e incrementar o grau de maturidade corporativa.

Sede do IBS em Piracicaba - SP

Sede do IBS em Piracicaba – SP

Além da sede do IBS em Piracicaba – SP, são mais 10 escritórios no Estado de São Paulo, quatro no Paraná e um no Mato Grosso do Sul. Atualmente, a empresa conta com 103 funcionários contratados e mais 260 profissionais cadastrados nas mais diversas áreas de atuação. Para atender os projetos em diferentes regiões do País, há uma frota de 70 veículos à disposição da empresa.

O reposicionamento estratégico passa a ser fundamental para o cumprimento das estratégias de crescimento e produtividade do IBS (com foco no período 2014 e 2015, mas com visão 2020). Mesmo com a expansão das fronteiras de atuação, o IBS mantém como base de suas origens: valorização da instituição e seus processos, o capital humano, os negócios e os seus clientes.

Números

Confira abaixo uma compilação de dados de atendimentos realizados pelo IBS desde sua fundação.

tabela-1

tabela-2

tabela-3

Galeria

Voltar ao topo