Notícias

IBS participa de Seminários do Programa “ATER Mais Gestão” em Brasília e no MS

No MS, o seminário foi realizado no auditório do Sebrae em Campo Grande-MS.

No MS, o seminário foi realizado no auditório do Sebrae em Campo Grande-MS.

O IBS, representado por Sidnei Niederle e Claudio Pinheiro da Diretoria de ATER, participou do Seminário de avaliação da ATER MAIS GESTÃO e Debate sobre as Futuras Chamadas e Serviços do Programa Nacional de Fomento e Fortalecimento do Cooperativismo Solidário e Associativismo da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – COOPERAF. O evento foi realizado em Brasília, nos dias 26 e 27 de outubro.

A expectativa é que o programa Mais Gestão, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que beneficiou 457 cooperativas de Agricultores Familiares entre 2013 e 2014, atenda 1.000 organizações em todo o Brasil, a partir de 2016.

Ainda em 2015 o MDA lança um edital convocando as cooperativas a aderirem ao programa, em sua nova fase. Na ocasião, foi formada uma comissão, integrada por membros do ministério e representantes de empresas que prestam serviços de ATER, para dar subsídios à construção e aprimoramento desta importante política pública. O Diretor de ATER do IBS, Claudio Pinheiro, integra esta comissão.

Mato Grosso do Sul

No início de outubro, o economista da equipe do IBS Sidnei Niederle e a equipe do escritório do IBS no Mato Grosso do Sul participaram do Seminário COOPERAF MDA e ATER Mais Gestão realizado no auditório do Sebrae, em Campo Grande-MS. Estiveram presentes representantes de cooperativas, associações e sindicatos ligados à agricultura familiar e assentados do MS, empresas de ATER, SEBRAE, além de órgãos governamentais ligados à área da agricultura.

Entre as inovações para a nova fase do Programa Mais Gestão anunciada, constam a proposta de um técnico full time na cooperativa, separação das cooperativas por perfil, perspectiva de suporte mais efetivo do MDA em políticas de crédito e acesso a mercados e a ATER Mais Gestão melhor articulada com ATER produtiva (da porteira pra dentro).

De acordo com Sidnei, foi boa a receptividade por parte do delegado do MDA no MS, Gerson Faccina . “Relatamos ao delegado, brevemente, sobre a atuação do IBS no Mais Gestão. Além de nos posicionarmos como parceiros na construção das políticas, informamos sobre a atuação do IBS no Mato Grosso do Sul”, destacou.

Voltar ao topo