IBSgen promete impulsionar e disseminar a boa genética da pecuária nordestina

Nesta página:

Endereço do IBSgen: Rua Francisco Aires de Carvalho, 74, Bairro Neópolis, Natal-RN. Foto: Moraes Neto/Sebrae-RN

Endereço do IBSgen: Rua Francisco Aires de Carvalho, 74, Bairro Neópolis, Natal-RN. Fotos: Moraes Neto/Sebrae-RN

O primeiro Laboratório de Melhoramento Genético Animal do Rio Grande do Norte encontra-se em funcionamento na capital potiguar, Natal, com a perspectiva de alavancar o desenvolvimento da pecuária na região. Inaugurado no dia 1º de setembro, o IBSgen é resultado de uma parceria entre o Instituto BioSistêmico (IBS) e o Sebrae/RN, que tem como objetivo facilitar o acesso à técnica de fertilização in vitro (FIV).

“A instalação do IBSgen é um marco na história da pecuária do Rio Grande do Norte e de toda região Nordeste. A técnica de FIV é o que há de mais novo no mundo quando se fala em reprodução animal em escala comercial”, destacou o diretor corporativo do IBS, Luís Henrichsen.

Da esquerda para direita: Daniel Rodrigues Delefine (diretor da unidade IBSpec), Luís Henrichsen (diretor corporativo do IBS) e Acácio Sânzio de Brito (gestor do Sebrae/RN), durante inauguração do IBSgen. Foto: Moares Neto/Sebrae-RN

Segundo ele, a fertilização in vitro viabiliza resultados rápidos e precisos, além de ser a melhor forma de desenvolver a genética bovina, assegurando aos produtores que os animais produzidos terão condições de enfrentar as adversidades climáticas de cada região.

Em parceria com o Sebrae/RN nos programas Gene Leite e Gene Corte desde 2012, o IBS coordena a realização da FIV em diversas propriedades do Rio Grande do Norte. Para isso, eram percorridos cerca de 6 mil quilômetros entre o RN e o Estado de São Paulo para o transporte de ida do material genético das vacas doadoras e o retorno dos embriões para serem implantados nas vacas receptoras.

“Com o laboratório instalado em Natal, facilitaremos os atendimentos nesses projetos e ampliaremos o acesso dos produtores nordestinos a essa importante tecnologia que funciona como uma verdadeira mola propulsora do melhoramento genético dos rebanhos”, pontuou Luís Henrichsen.

Segundo o diretor do Instituto BioSistêmico, o IBSgen representa uma nova etapa de trabalho que o IBS assume. “Nos últimos anos, conseguimos, de maneira clara e objetiva, levar os laboratórios para dentro das fazendas, com o Vaca Móvel, Rufião Móvel e Agromóvel. Conquistamos a confiança dos criadores e, agora, vamos levar as fazendas para dentro do laboratório, firmando parcerias, desenvolvendo mercados como a venda de embriões e a negociação de receptoras”, adiantou.

Exportação de Biotecnologia

A ideia é ampliar o acesso à tecnologia de fertilização in vitro para os produtores nordestinos.

“A abertura do IBSgen é uma das melhores notícias para a pecuária do RN nos últimos dez anos”, afirmou o gestor do Sebrae/RN, Acácio Sânzio de Brito. Ele acredita que o laboratório possibilitará que o RN e os Estados circunvizinhos sejam fornecedores de animais de excelência em produção e produtividade. “Devemos multiplicar os bons animais adaptados que já estão aqui, com potencial para comercialização em outros Estados do Brasil e continentes como a África, América Central e América do Sul”, afirmou.

Brito ressaltou que o Aeroporto Internacional Governador Aloízio Alves, em São Gonçalo do Amarante-RN, está na disputa pelo Hub (centro de conexões) da TAM Linhas Aéreas, o que facilitaria ainda mais a logística para a exportação de biotecnologia. “Se o Ceará ou Pernambuco ganhar essa disputa, ainda assim estaremos numa posição estratégica”, acrescentou.

Representante da Associação Brasileira de Criadores de Girolando no Rio Grande do Norte,  o empresário Ricardo Roriz da Rocha também está otimista e acredita que o Estado pode se tornar exportador de biotecnologia. A propriedade de Roriz é atendida pelo IBS em dois projetos do Sebrae/RN: o Leite e Genética e o Gene Leite.

“Com o trabalho desenvolvido pelo IBS junto com o Sebrae, foi possível enfrentar a estiagem dos últimos anos com obtenção de bons resultados. Através do melhoramento genético, diminuímos os custos com alimentação, pois os animais têm maior qualidade e são mais resistentes às adversidades climáticas que enfrentamos. Com isso, diminuímos os rebanhos, mas ganhamos em produtividade. Agora, com o IBSgen, poderemos dar impulso à comercialização de genética de qualidade como mais uma possibilidade de negócio para os pecuaristas da região”, declarou Roriz.

NA IMPRENSA

TV Globo