Parceria entre Sebrae/MS e Fibria fortalece a agricultura familiar

Foto: Ascom Fibria

A parceria foi consolidada em evento na Unidade Florestal da Fibria, em Três Lagoas – MS. Foto: Ascom Fibria

Levar informação, tecnologia e capacitação para o desenvolvimento sustentável de agricultores familiares. É com esse objetivo que cerca de 100 produtores de gado de leite e de corte da região de Três Lagoas estão sendo atendidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS), dentro do programa Rede Responsável da Fibria.

A parceria foi consolidada no dia 24 de abril, em evento realizado na Unidade Florestal da Fibria no Mato Grosso do Sul, localizada em Três Lagoas. A iniciativa está inserida no Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), realizado pela Fibria, que contempla mais de 640 famílias residentes em sete assentamentos localizados em Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria.

De acordo com o gerente de sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo, o objetivo é promover o desenvolvimento local através do fortalecimento das associações comunitárias e suas redes, com foco no apoio às cadeias produtivas por meio da capacitação das comunidades. Ele destaca que a parceria

“Com essa parceria, teremos a oportunidade de disponibilizar uma tecnologia especializada que proporcionará mais qualidade ao produto disponibilizado pelos agricultores familiares que trabalham com a criação de gado em pequena escala”, ressalta Fausto Camargo.

Atendimento

O atendimento coordenado pelo Sebrae é executado pelos consultores do Instituto BioSistêmico (IBS), que disponibiliza as unidades Vaca Móvel (monitoramento da qualidade do leite) e Rufião Móvel (monitoramento reprodutivo).

“Ao ampliarmos o alcance desta tecnologia, mudamos em conjunto a realidade de mais famílias ao proporcionar aumento da produtividade do rebanho e, consequentemente, maior geração de renda, além de contribuirmos de forma significativa para a melhoria do leite produzido no estado”, destaca o gerente de Agronegócios do Sebrae no Mato Grosso do Sul, Marcus Rodrigo de Faria.

Além do Rufião Móvel e do Vaca Móvel, será desenvolvido o CRIATF – programa de inseminação artificial por tempo fixo que propõe o melhoramento genético do rebanho, como também estabiliza a curva de produção da propriedade no ano seguinte, com parições programadas em diferentes períodos do ano. Também estão programados dois CTRs, que são dias de campo para demonstrar técnicas sustentáveis de manejo nas propriedades.

O Vaca Móvel dispõe de equipamentos para a realização de diferentes testes que apresentam índices de qualidade do leite. Com os resultados, é possível recomendar ajustes nutricionais, além de orientar medidas sanitárias para o rebanho.

O Rufião Móvel é equipado com aparelho de ultrassom para a realização de exames no gado. Permite a sincronização das matrizes, diagnóstico de gestação, seleção e classificação de matrizes. Com o exame de ultrassom, é possível estabelecer cronograma de atividades de manejo e cronograma de abates com base nos padrões de qualidade pretendidos.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso.

Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de seis Estados brasileiros.