Produtor busca os serviços do SEBRAE/IBS e ganha destaque nacional

A história de João Garcia foi destaque na Revista Globo Rural

A história de João Garcia foi destaque na Revista Globo Rural (Fotos: Flávio Fogueral)

Quando o advogado João Francisco Garcia comprou a Chácara São João de 2,4 hectares em Torre de Pedra, há mais de dez anos, nem imaginava que se tornaria um empresário no ramo do leite. “Eu tinha umas vacas caipiras na propriedade e tirava leite sem estrutura alguma. Mas quando passamos a tirar 80 litros por dia, comecei a perceber que poderia fazer disso um negócio”, recorda João Francisco.

Em 2011, ele conheceu o trabalho desenvolvido pelo SEBRAE/IBS em uma reportagem da Revista Globo Rural, de circulação em todo o Brasil. “Meu negócio estava passando por uma crise e eu pensava até mesmo em encerrar as atividades. Mas naquela reportagem, descobri onde eu poderia encontrar ajuda e soluções”, relata.

Ele disse que foi atrás dos serviços do SEBRAE/IBS e se informou de que maneira poderia ser atendido pelo projeto. Mobilizou um grupo de produtores da região e conseguiu ingressar no projeto. “Graças a essa parceria do SEBRAE com o IBS, hoje, eu consigo obter bons resultados no meu negócio e tenho aumentado minhas metas. É um trabalho de profissionais qualificados que sabem lidar com as demandas específicas de cada produtor”, afirma.

O produtor construiu uma sala de ordenha com tudo mecanizado

Ao ingressar no projeto, com uma média de 34 vacas em lactação, João Garcia produzia cerca de 200 litros de leite por dia. Em um ano, ele mais que dobrou a produção, atingindo 500 litros diários com a mesma quantidade de vacas. Segundo o produtor, a próxima meta é atingir 1.000 litros por dia e já está caminhando para isso, com uma produção de 665 litros diários.

ESPÍRITO EMPREENDEDOR

Com resultados tão expressivos, a trajetória da Chácara São João foi destaque na edição de junho de 2013 da Revista Globo Rural. “A história do produtor João Garcia é fantástica, pois ele se inspirou no trabalho desenvolvido pelo SEBRAE/IBS e, em um ano, ele passou a ser exemplo de uma trajetória bem sucedida estampada na mesma revista que revelou o projeto para ele”, observa Ana Beatriz Lopes, analista do escritório regional do SEBRAE de Botucatu, que atende cerca de 50 produtores da região.

Ana Beatriz destaca que exemplos como o de João Garcia demonstram que as ações do SEBRAE/IBS estão no caminho certo. “Nós somos o veículo disso tudo. Oferecemos a tecnologia e a informação, mas o produtor precisa acreditar, planejar e investir no agronegócio para obter os bons resultados. O SEBRAE, por meio do IBS, mostra o caminho, propõe as soluções e, com isso, os produtores se desenvolvem”, afirma a analista do SEBRAE.

Visita da equipe do SEBRAE à Chácara São João (Foto: Flávio Fogueral)

Visita da equipe do SEBRAE à Chácara São João

Após o ingresso no projeto, João Garcia passou a controlar a reprodução das vacas, especificar a nutrição de acordo com as demandas de qualidade do leite e de aumento da produção. Além disso, recentemente, ele investiu em maquinário para iniciar o sistema de confinamento na propriedade e construiu uma sala de ordenha no modelo padrão com tudo mecanizado.

“Estou muito contente com essa parceria. Hoje, além de produzir muito mais, o laticínio paga uma porcentagem pela qualidade do nosso leite. Consigo planejar melhor meu negócio, estabelecer metas e com perspectivas de bons resultados. Isso não tem preço”, comemora João Garcia.