Notícias

Programa fomenta atividades economicamente sustentáveis no Mato Grosso

O programa atende 100 agricultores familiares nos municípios de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba e Claudia.

O programa atende 100 agricultores familiares nos municípios de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba e Claudia.

Iniciado em dezembro de 2015 no Estado do Mato Grosso, o Programa de Arranjos Produtivos Locais Sustentáveis – COPEL-GeT abrange 100 agricultores familiares estabelecidos na área de influência da Usina Hidrelétrica Colíder/COPEL, nos municípios de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba e Claudia. Desenvolvido pela Companhia Paranaense de Energia, esse programa tem como objetivo fomentar atividades economicamente sustentáveis, de baixo impacto ambiental, baseadas na exploração consciente dos recursos naturais, na capacitação e emprego de mão-de-obra local e na valorização do conhecimento tradicional da região.

A execução do programa é feita pelo Instituto BioSistêmico (IBS) que concluiu a primeira etapa, na qual foi feito um estudo prévio que guiará as ações da segunda etapa que compreende a assistência técnica e capacitações. De acordo com a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan, que está coordenando as atividades, o atendimento às famílias será iniciado no mês de março.

“A partir dos estudos ambientais realizados na área de influência da UHE Colíder, foi constatado que a implantação da usina poderá afetar diretamente algumas atividades econômicas locais. Por essa razão, a proposta Programa de Arranjos Produtivos Locais Sustentáveis – COPEL-GeT é voltada para a dinamização da comercialização sustentável de produtores familiares, buscando garantir a geração de renda ao longo de todo o ano”, explica Terrazzan.

Para programar as atividades, o IBS realizou diversas reuniões com os gestores municipais das cidades que integram o projeto.

Para programar as atividades, o IBS realizou diversas reuniões com os gestores municipais das cidades que integram o projeto.

De acordo com a diretora do IBS, o desafio é grande e a equipe de trabalho está empenhada em somar esforços para o desenvolvimento local. “Nós já desenvolvemos alguns trabalhos no MT, Estado comumente divulgado pelas grandes culturas, desmatamento e pouco se fala da agricultura familiar que resiste neste meio. Para nós é muito gratificante poder fomentar atividades economicamente sustentáveis a agricultores familiares no MT, um trabalho que ampliará nossa experiência na região”, acrescenta.

UHE Colíder

A Usina Hidrelétrica Colíder está sendo construída na região norte do Mato Grosso, nos municípios de Nova Canaã do Norte e Itaúba. O empreendimento terá potência instalada de 300 megawatts, o suficiente para atender ao consumo de uma cidade com 850 mil habitantes. Além de Nova Canaã do Norte e Itaúba, a usina também abrangerá áreas dos municípios de Colíder e Cláudia.

A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e será o primeiro de cinco aproveitamentos hidrelétricos previstos para serem instalados no rio Teles Pires. Faz parte de um projeto de expansão hidrelétrica do Brasil na área da bacia do rio Tapajós, um dos principais afluentes do rio Amazonas.

A UHE Colíder representa a estreia de uma nova fase para a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com expansão no desenvolvimento da geração de energia limpa no País. Para a Copel, é uma forma de consolidar o compromisso de crescimento aliado à melhor qualidade de vida para a sociedade.

 

Voltar ao topo