Notícias

Projeto executado pelo IBS é divulgado na Revista Internacional da Cargill

DSC02796O programa de agricultura familiar da Cargill (Selo Combustível Social) foi um dos destaques da edição de Julho/Agosto da Revista Cargill News de repercussão internacional. Desenvolvido há três anos, o programa atende mais 1.700 agricultores familiares que cultivam soja em 61 municípios brasileiros nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará. Além da assistência técnica dos consultores do Instituto BioSistêmico (IBS), os agricultores recebem uma bonificação por saca de soja, acima do valor de mercado.

Para mostrar os resultados do programa e de que forma a iniciativa vem transformando a história de muitas famílias, uma equipe de jornalismo — enviada pela sede da Cargill nos Estados Unidos (EUA) — visitou algumas propriedades atendidas no Mato Grosso do Sul, no início do mês de maio. A equipe também visitou a fábrica de biodiesel da Cargill, em Três Lagoas-MS, além da unidade de originação da empresa em Dourados-MS.

As visitas foram acompanhadas pelo diretor comercial da Cargill, Élcio de Angelis, o diretor do programa, Gunther Voigtlander e pela equipe do IBS. A ideia foi retratar o dia a dia de quem faz o programa, mostrando o trabalho estratégico dos compradores, as rotinas de escritório e a relação no campo entre o produtor e o engenheiro agrônomo que presta a assistência técnica durante a safra.

A equipe de jornalismo demonstrou entusiasmo com a realidade verificada in loco. Foi feita uma demonstração do AgroMóvel, o laboratório móvel do IBS equipado para a realização de monitoramento das lavouras, análise de solo e localização das coordenadas geográficas. Com esse veículo, consultores do IBS chegam aos lugares mais remotos para prestar uma assistência técnica de qualidade, numa linguagem de fácil entendimento para os produtores. O objetivo maior é passar o conhecimento ao agricultor para que ele saiba enfrentar os problemas da lavoura, de maneira eficiente e consciente, tendo o melhor aproveitamento possível da área cultivada.

Além disso, a equipe do Instituto BioSistêmico explicou como é aplicada a metodologia de trabalho, com as os atendimentos, o que possibilitou à Cargill a obtenção do Selo Combustível Social, que atende as normativas do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), reguladas pela portaria 60, de 06 de setembro de 2012.

Nas entrevistas com os produtores, predominou o sentimento de satisfação com o trabalho sério e comprometido da Cargill em parceria com o IBS, no fomento à cultura da soja na agricultura familiar. Ficou evidente que há um universo de oportunidades que pode ser conquistado em harmonia com outros cultivos, priorizando a preservação e o respeito ao meio ambiente.

“A Revista Cargill News é distribuída em mais de 100 países onde a Cargill atua. Para o IBS foi muito gratificante receber a equipe de jornalismo internacional que retratou um pouco do projeto e do nosso dia a dia para o mundo”, destaca a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan, que coordena a execução do programa.

Voltar ao topo