Instituto Biosistêmico: INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

O Instituto Biosistêmico atua em parceria com o INCRA-SP promovendo a produção de conhecimentos entre os assentados do Estado de São Paulo com Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O objetivo é fortalecer a autonomia do assentado nos lotes do INCRA. A parceria se deu por meio da Chamada Pública INCRA/SR 08 Nº 01/0211para atender os lotes do INCRA nas regiões de Promissão-SP, Vale do Paraíba, Grande São Paulo, Vale do Ribeira e regiões de Ribeirão Preto e Araraquara-SP.

ATER - A parceria INCRA/IBS realiza ATER com base na estratégia do Governo Federal que objetiva qualificar o serviço técnico nos assentamentos rurais, promovendo atividades econômicas agropecuárias, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental com igualdade nas relações de gênero, geração, raça e etnia. É o que recomendam o edital da Chamada Pública, a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER) e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (PRONATER).

ATER com IBS – O IBS qualifica a gestão com ATER de modo sistêmico, com gestão administrativa focada no resgate da sabedoria popular, alinhavada com tecnologia e trabalho lote a lote. Equipes multidisciplinares atuam cotidianamente nos assentamentos, com suporte tecnológico, promovendo um avanço rumo ao desenvolvimento nos assentamentos do Estado. Os técnicos foram orientados para atender aos rigorosos controles estabelecidos em contratos, principalmente sobre a atuação nos lotes, tudo de acordo com as exigências do Ministério do Desenvolvimento Agrário para a ATER.

Observou-se que diversas fragilidades estruturais dos assentamentos podem ser superadas por meio da efetiva participação da base assentada. Inicialmente levantou-se em oficinas de planejamento, necessidades pontuais represadas por longo tempo, como emissões de certidões, DAPs (Declarações de Aptidão ao Pronaf) ou homologações diversas, procedimentos necessários para o planejamento da produção e dos programas de geração de renda. O esforço dedicado da equipe e uma dose de paciência e credibilidade por parte dos assentados estão concretizando também objetivos como o fortalecimento ou a criação de novas associações e cooperativas e a inclusão dos assentados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ou no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em março de 2013 a atuação INCRA/IBS completará um ano, com muito mais desafios.

O INSTITUTO BIOSISTÊMICO - O IBS foi fundado em 2006 por um grupo de profissionais das ciências agrárias com o objetivo de desenvolver ações interdisciplinares e promover o aprendizado, resgatando saberes por meio da integração entre tecnologias. Uma atuação sistêmica para promover o desenvolvimento sustentável e a gestão administrativa e ambiental da produção agropecuária com organizações de produtores, comunidades rurais, associações, cooperativas, empresas e entidades governamentais que desenvolvem projetos de responsabilidade social e ambiental.

IBS PIRACICABA:

www.biosistemico.com.br

ESCRITÓRIOS REGIONAIS:

Marília (14) 3413-5669

Jales (17) 3632-1355

Londrina (43) 3026-7095

 

Nossos Parceiros

SEBRAE SEBRAEtec ATER CargillCaixaClínica do Leite - ESALQ/USP SICONV - Portal dos Convênios CPOrg/SP - Comissão da Produção Orgânica de São Paulo CBQL - Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite AGRIFAM FUNDETEC - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico Bio Brazil Fair Francal Feiras Agron