"SEBRAE e IBS participam de Jornada de Hidroponia Sustentável na Grande São Paulo"

SEBRAE e IBS participam de Jornada de Hidroponia Sustentável na Grande São Paulo

Nos dias 21 e 22 de novembro, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS), irá participar da 1ª Jornada de Hidroponia Sustentável, uma realização da Associação dos Produtores Rurais da Região Sudoeste (APRIS) na Grande São Paulo. Hidroponia é a técnica de cultivo em que as plantas são cultivadas fora do solo, em recipientes com água e soluções nutritivas.

A participação tem como objetivo divulgar o trabalho realizado pelo Programa Hidroponia Sustentável que é desenvolvido pelo AgroSEBRAE e pelo IBS com produtores rurais da região das cidades paulistas de Embu das Artes e Itapecerica da Serra. O programa leva tecnologias sustentáveis para a hidroponia empequenas áreas, em regiões onde o custo da terra é elevado.

Na quinta-feira, dia 21, a engenheira agrônoma do IBS Nancy Miura, mestre em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio, participará do ciclo de palestras da jornada. Ela irá apresentar o tema “Inovação sobre o controle de pragas para a hidroponia sem o uso de agrotóxicos”. Na quinta-feira, dia 22, serão realizadas visitas – os chamados “sítio tour” – às propriedades atendidas pelo IBS desde 2012 e que são consideradas modelo de hidroponia.

De acordo com Priscila Terrazzan, engenheira agrônoma do IBS que coordena o projeto, o objetivo foi a redução do uso de agrotóxicos. “os produtores deste projeto já utilizam as técnicas de controle biológico desde o início dos atendimentos em 2012. E, neste ano, estamos trabalhando para a redução do descarte da solução nutritiva, o que tornará a propriedade mais sustentável ainda”, explica Priscila.

Segundo Jane Mary Albinati Malaguti, consultora e gestora do SEBRAE na região de Osasco/SP, o próximo desafio é trabalhar para que os produtores passem a reutilizar a água empregada para os cultivos. A gestora destaca que alguns produtores atendidos pelo programa foram até a Holanda para conhecer um projeto similar, no qual é feito, com sucesso, o reuso da água.

cartazA3_internet7

, , , , , , , , , , , ,

Nossos Parceiros

SEBRAE SEBRAEtec ATER CargillINCRAClínica do Leite - ESALQ/USP SICONV - Portal dos Convênios CPOrg/SP - Comissão da Produção Orgânica de São Paulo CBQL - Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite AGRIFAM FUNDETEC - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico Bio Brazil Fair Francal Feiras Agron Piraí Sementes