Notícias

Seminário de Agricultura Orgânica movimentou o setor no Noroeste Paulista

Participaram do evento estudantes de agronomia, técnicos agrícolas, professores, pesquisadores, produtores rurais orgânicos e convencionais e empresas voltadas ao setor de produtos orgânicos.

Participaram do evento estudantes de agronomia, técnicos agrícolas, professores, pesquisadores, produtores rurais orgânicos e convencionais e empresas voltadas ao setor de produtos orgânicos.

Cerca de 300 pessoas participaram do Seminário de Agricultura Orgânica do Território Noroeste Paulista, que contou com a Feira de Produtos Orgânicos e a Feira de Saberes, Sabores e Sementes. Realizado no dia 25 de novembro, em Jales-SP, o evento contou com a participação do Instituto BioSistêmico na organização, além de entidades como a Prefeitura Municipal (Secretaria da Agricultura), Codeter, Fatec, Embrapa, Itesp, Cati, Sebrae, Raisp – Agroecologia Fatec, Embrapa, Itesp, Cati, Sebrae e Raisp – Agroecologia.

Participaram do evento estudantes de agronomia, técnicos agrícolas, professores, pesquisadores, produtores rurais orgânicos e convencionais e empresas voltadas ao setor de produtos orgânicos. Houve também a participação de comerciantes durante a feira de negócios.

Na programação de palestras, a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan, ministrou a palestra “Mercado e consumo de produtos orgânicos”. Outro representante do IBS foi o engenheiro agrônomo Renato Takarada que palestrou sobre a “Implantação do sistema de produção orgânico”. A convite do IBS, o fiscal do MAPA, Marcelo Laurindo, ministrou a palestra sobre “Legislação para produção de orgânicos”.

“Através do seminário tentamos difundir as informações sobre o plano nacional de agroecologia, sistema de produção, mercado, consumo e legislação para produção orgânica. Além disso, o público obteve contato com produtores orgânicos da região e assim puderam tirar suas dúvidas e nivelar informações”, relatou a coordenadora do escritório do IBS em Jales, Marta Andreu.

Em conjunto com o seminário foi realizada a feira de orgânicos e feira de saberes, sabores e sementes. Nessas feiras, o produtor teve a oportunidade de entrar em contato com o consumidor, realizar troca de sementes, ramas e mudas, além de aprender sobre artesanato e resgatar os sabores da região com as comidas típicas da feira de sabores.

“Os produtores de orgânicos da região estão tentando ganhar força no mercado regional, mas ainda há pouco consumo e venda desses produtos nas redondezas. Portanto, além de provocar o interesse do consumidor, o evento teve como objetivo sanar dúvidas, ampliar a rede de comércio e troca de informações. Há intenção de que se torne anual o seminário de forma que o orgânico ganhe força e esteja cada vez mais presente na região”, adiantou a engenheira agrônoma do IBS, Débora Marchini.

 

Voltar ao topo