Notícias

Trabalho do IBS no Mais Gestão é apresentado na Semana Internacional do Café

Durante a Semana Internacional do Café realizada na EXPOMINAS em Belo Horizonte-MG, entre os dias 24 e 26 de setembro, o Instituto BioSistêmico (IBS) participou do II Fórum das Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade do Brasil que fez parte da programação oficial do evento. O fórum teve como objetivo atualizar os sócios da BRFAIR (organização que reúne cooperativas Fairtrade do Brasil) sobre políticas, programas e estratégias das principais instituições parceiras.

Na palestra do IBS realizada no dia 25 de setembro, o consultor Sidnei Niederle apresentou a experiência do instituto na execução dos serviços de ATER no programa Mais Gestão, sob contrato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na oportunidade, foi feita uma breve apresentação sobre as demais áreas de atuação do IBS para esclarecer o papel desempenhado pela empresa no desenvolvimento do campo.

“Sobre a atuação no Mais Gestão, apresentamos as nossas práticas e as tecnologias que colocamos à disposição das 20 cooperativas que acompanhamos nestes últimos dois anos nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Destacamos o fato de que quatro cooperativas atendidas pelo IBS são certificadas Fair Trade e sócias da BRFAIR”, relatou Sidnei Niederle.

Entre os espectadores, o diretor administrativo da COPERFAM (Bebedouro-SP), João Gasperini, destacou a importância de receber os serviços da ATER Mais Gestão prestados pelo IBS. Nessa cooperativa, o IBS mediou a realização do planejamento estratégico e promoveu a capacitação e orientação para venda no mercado institucional. Atualmente, a COPERFAM fornece laranja para a merenda escolar do município de São Paulo e suco de laranja para Barretos-SP e Bebedouro-SP.

“Por fim, abordamos a possibilidade de ampliação desse serviço de assistência técnica. Nos últimos dois anos, 445 cooperativas foram atendidas por esse programa do MDA. A expectativa é de que no próximo ano sejam 1.000 cooperativas de agricultores familiares recebendo esses serviços, conforme está previsto no Plano Safra de Agricultura familiar 2015/2016”, concluiu o consultor do IBS.

Voltar ao topo