Clipping

Vaca Móvel na Paraíba é destaque no Globo Rural

Você já viu uma vaca móvel? Na Paraíba, muitos produtores de leite já conheceram e aprovaram. O negócio é simples. Um laboratório sobre rodas que facilita os exames nos animais de cada propriedade.

De vaca o carro só tem o nome. Mas desde que surgiu pelo lugar está chamando a atenção dos produtores de leite na região do brejo paraibano. A vaca móvel, um laboratório itinerante, percorre as propriedades levando informação e tecnologia. Em três anos, os animais, que produziam uma média de cinco litros de leite por dia, chegam a 15 litros.

“Os produtores têm investido. A partir do momento em que começaram a absorver os conhecimentos tecnológicos na parte de manejo, na parte de trabalhar a qualidade do leite e vendo que vai agregando valores, eles estão cada vez mais fortalecidos e sentindo-se donos de suas atividades, daquilo que vinham fazendo com muita dificuldade”, explicou João de Deus Leôncio, coordenador do projeto.

O criador Marcelo Sena conseguiu duplicar a produção da fazenda que tem 26 vacas em lactação. Com a renda extra, ele melhorou a genética dos animais e as pastagens e pretende continuar investindo.

“A nossa produção hoje é em torno de 400 litros. Eu tenho o objetivo de chegar perto dos 800 litros. Antigamente, nós só éramos produtores de leite no inverno. Hoje, nós somos produtores o ano todo”, esclareceu.

Até pouco tempo, o resultado de um exame de qualidade do leite demorava cerca de 15 dias para chegar às mãos do produtor. A vaca móvel conseguiu reduziu esse tempo de espera para 20 minutos.

“Nós fazemos na hora 14 análises e coletamos duas análises que vão para o laboratório. Das 14, ela vai nos ajudar a visualizar o que o animal está comendo, se esse alimento está em quantidade suficiente e se a qualidade dele é boa”, explicou o veterinário Rafael Lopes.

Há muito tempo, o criador José de Anchieta pensava em largar a lavoura de cana e partir para outro negócio. A vaca móvel foi o incentivo que o produtor esperava. “Hoje fica mais fácil comprar um arame, uma cerca ou uma vaca melhor. Quanto mais vaca, mais leite”, disse.

Para receber a consultoria, o produtor paga três reais por animal. Os testes são feitos a cada 60 dias.

Voltar ao topo