Clipping

Empresas de assistência técnica apresentam trabalhos realizados em assentamentos de São Paulo

A Superintendência Regional do Incra em São Paulo promoveu na última quarta-feira (28) uma apresentação dos trabalhos realizados pelas empresas contratadas emergencialmente para a prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para mais de 13 mil famílias assentadas no estado de São Paulo. Foi uma oportunidade de conhecer as formas de atuação dos técnicos nas diferentes realidades dos assentamentos, as estratégias diferenciadas de acordo com a região e os resultados concretos do trabalho de Ater.

O superintendente substituto do Incra/SP, Alberto Paulo Vasquez abriu a reunião destacando que o fato de serem contratos emergenciais de três meses restringiu as ações desenvolvidas, com prioridade para questões de geração de renda e créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por exemplo. “Para os próximos contratos, que serão mais duradouros, nossa expectativa é construir uma dinâmica mais qualitativa na assistência técnica, com ações voltadas para a autonomia dos assentamentos”, anunciou. Vasquez . Ele também levantou a importância da definição dos papéis institucionais nas relações entre o Incra e as empresas contratadas.

Os técnicos das duas empresas de Ater fizeram um balanço das metas assumidas no contrato emergencial e as especificidades de trabalhar com famílias assentadas em projetos de reforma agrária. Segundo Ricardo Cerveira, representante da Orgânico Associados Ltda., a experiência anterior da empresa era com agricultores familiares: “Trabalhar com os assentados é um grande desafio e também um aprendizado, foi necessário mudar paradigmas, superar desconfianças. As visitas, reuniões com grupos de famílias e os dias de campo foram permitindo o alinhamento das nossas estratégias com a demanda das famílias”, avaliou.

Cerveira detalhou as formas de controle das visitas nos lotes, mostrando o formulário de atendimento: “O relatório tem duas vias para que seja um compromisso das duas partes – uma fica com o técnico, outra com o assentado. Ambos assinam, trata-se de um registro, mais principalmente um compromisso”, afirmou.

Cooperativismo

O representante da Cooperativa de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Coater), Hiroshi Kakinohana, abordou o histórico da entidade e a especificidade do modelo cooperativista da Coater, que é diferente de uma empresa privada: “Mais de 500 técnicos passaram pela nossa cooperativa, muitos se afastaram por não se adequarem ao tipo de trabalho exigido”, relatou. Os coordenadores técnicos da Coater nas regiões do Pontal do Paranapanema, Andradina, Araçatuba, Promissão e Grande São Paulo relataram suas experiências, descrevendo as equipes e o empenho em atender as demandas de cada assentamento. Eles apontaram os entraves e alternativas para o desenvolvimento de suas regiões, trazendo diagnósticos valiosos para a retomada definitiva dos serviços de Ater em São Paulo.

Os contratos emergenciais serão encerrados no dia 31 de março, mas a partir de abril os assentamentos do Incra já contarão com técnicos das três entidades vencedoras da Chamada Pública 01/2011, encerrada em 7 de fevereiro.

Voltar ao topo