Publicação quinzenal
Edição nº 83 - 12/04/2013
IBS Agricultura & Pecuária
IBS Agricultura & Pecuária - IBS Interativo
 
 
TÁ NO CIRCUITO

IBS promove cooperação para alavancar Cadeia Leiteira no Mato Grosso do Sul

Dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - mostram que o estado do Mato Grosso do Sul é o 12° colocado no Brasil em produção de leite, com uma média equivalente a 2,8 kg/vaca/dia. O sistema cooperativista no estado é o responsável por 56,8% do leite captado atualmente. São pequenas propriedades familiares, que muitas vezes não conquistaram resultados econômicos satisfatórios, um desafio para os profissionais do Instituto Biosistêmico (IBS). O IBS atua no estado com grupos de produtores, promovendo o desenvolvimento humano e a organização produtiva. Para o agrônomo e psicodramatista do IBS, Manoel de Matos, a atividade leiteira em si é bastante complexa, mas existem questões organizacionais, que se levadas em consideração, podem alavancar resultados e principalmente a compreensão sobre a essência da cooperação.

Grupos mais cooperativos - O profissional do IBS explica que a cooperação é base estrutural para o sucesso dos projetos, mas ela não deve acontecer de forma imposta, como obrigação. "O espírito cooperativo surge quando aprendemos a olhar para a nossa própria individualidade", explica o consultor que organiza encontros com grupos de produtores em sete municípios do estado do MS.

De acordo com o "Plano de Desenvolvimento de Grupos de Produtores" desenvolvido por Matos, o trabalho de grupo que o IBS propõe valoriza e respeita as singularidades de cada um. "A partir do aflorar dessa percepção, os próprios produtores começam a se sentir capazes e fortalecidos, promovendo o senso coletivo", continua Matos. "A gente tinha noção de que comunidade é uma coisa complicada. Com esse grupo, vemos que é uma coisa fácil de trabalhar", declarou em entrevista ao consultor, o produtor Pedro Caxambu de Souza, assentado e produtor de leite no assentamento Alambari FAF, município de Sidrolândia/MS (foto). O produtor participou da atividade sobre desenvolvimento humano em em seu grupo, com outros oito pequenos produtores rurais.

Histórico - Desde o ano passado o Instituto Biosistêmico (IBS) atua no estado juntamente com o Sebrae-MS que em parceria com a SEPROTUR- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, vem promovendo o desenvolvimento sustentável da cadeia leiteira em oito municípios do MS. São oferecidas também visitas técnicas, acompanhadas dos laboratórios móveis 'Vaca Móvel', 'Rufião' e 'Agro Móvel que atendem uma média de 500 pequenos e médios produtores de leite por meio do programa Sebraetec de inovação tecnológica.

Assentados e técnicos do IBS participam de encontros de avaliação da ATER

O contrato de trabalho do Instituto Biosistêmico (IBS) com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi renovado para até 2014 nos assentamentos rurais nas regiões de Araraquara, São Paulo (Vale do Paraíba), Registro (Vale do Ribeira) e Promissão no estado de São Paulo. O trabalho de quase um ano nos assentamentos do estado foi avaliado pelos assentados de forma positiva. E os técnicos em assistência técnica e extensão rural passaram por curso de autoavaliação e replanejamento para os próximos meses.

Estão sendo replanejados o trabalho de ATER que basicamente consiste em encaminhamentos para liberação, acompanhamento e aplicação de créditos para melhorar a produção ou para a habitação rural. Os técnicos também encaminham questões de fundo social e de assistência técnica para a produção e comercialização de alimentos. "Para nós é novo atuar com a reforma agrária, queremos tirar aprendizados para ajustes futuros com a ATER junto ao INCRA, como por exemplo, maior atenção com as questões ambientais ou planos para comercialização", afirmou aos assentados e técnicos, Cláudio Pinheiro, engenheiro agrônomo do INCRA/IBS, coordenador dos trabalhos de ATER.

O IBS atendeu a proposta de prestação de serviços de ATER junto ao INCRA por meio de Chamada Pública para projetos de assentamento de reforma agrária (Lei 8.666/1993 e Lei 12.188/2010 de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

 

Entre em contato

TwitterCaixa de SugestõesCredenciamentoContato

 
 

AniversariantesAniversariantes

ABRIL - PARABÉNS!

09/04 Marcia Henrichsen
11/04 Geraldo Nobre Oliveira
21/04 Gisele Simplício Murari de Sá
28/04 Fernanda Saraiva Claudino
 
 

AniversariantesIBS Indica

Eventos da FEALQ/ESALQ

 
Destaques
 
Treinamento sobre Legislação Florestal Aplicada
Período: 20/04 a 01/06
Confira
Protected Areas and Place Making Conference: How do we provide conservation, landscape management, tourism, human health and regional development?
Período: 21 a 26/04
Confira
Simpósio sobre Empreendedorismo e Marketing - Desvendando os Maiores Desafios
Período: 22 e 23/04
Confira
19º Treinamento sobre Suplementação para Bovinos de Corte a Pasto
Período: 23 a 25/04
Confira
Curso de Atualização de Perito em Seguro Agrícola
Período: 26/04 a 24/08
Confira
Workshop sobre Adequação de Laboratórios de Análise de Solo para Acreditação pelo INMETRO: NBR ISO/IEC 17025: 2005
Período: 02 e 03/05
Confira
Treinamento sobre Outorga, Fiscalização e Cobrança em Recursos Hídricos
Período: 04 a 18/05
Confira
30ª Oficina sobre Aplicação de GPS de Navegação na Agricultura
Período: 04/05
Confira
Treinamento sobre Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos
Período: 06/05
Confira
11º Treinamento sobre Pastagens sob Irrigação
Período: 07 a 09/05
Confira
Jornada de Palestras sobre Fruticultura
Período: 07/05 a 06/11
Confira
Oficina de Produção de Cachaça de Alambique
Período: entre em contato
Confira
 
 
IBS
IBS Agricultura & Pecuária
www.biosistemico.com.br
Você está recebendo este informativo por estar cadastrado no site do IBS.
Caso queira se descadastrar, clique aqui.
© IBS Agricultura & Pecuária. Todos os direitos reservados.Q11 Agência