Agricultores recebem kit para identificação de pragas e doenças nas lavouras de soja

A lupa facilita a visualização de anormalidades na planta.  Foto: João Elton Moreto

A lupa facilita a visualização de anormalidades na planta. Foto: João Elton Moreto

Monitorar as lavouras é uma das formas mais eficazes do agricultor prevenir possíveis estragos em consequência de pragas e doenças. Com o monitoramento regular, as anormalidades no desenvolvimento da planta podem ser identificadas logo no início, o que facilita as medidas de combate ao problema encontrado.

Pensando nisso, o Instituto BioSistêmico (IBS) tem distribuído um kit de monitoramento para os mais de 1.700 produtores atendidos no programa de agricultura familiar da Cargill (Selo Combustível Social), na safra de soja 2014/15. O kit é constituído de uma lupa e de um livreto de identificação de pragas e doenças encontradas na soja.

“Nesta safra buscamos fortalecer o trabalho de capacitação para os agricultores sobre identificação de pragas e doenças na lavoura, pois percebemos que a falta de conhecimento gera o uso indiscriminado de agrotóxico, o que traz problemas ambientais e também elevação nos custos de produção”, explica a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan.

O guia para identificação de pragas e doenças na soja foi elaborado com o apoio da Embrapa Soja que cedeu as imagens para a publicação. Foto: João Elton Moreto

Segundo Priscila, o livro começou com uma ideia do diretor do programa pela Cargill/SA, Elcio de Angelis, de fazer um manual para instrução de uso da lupa. “Desenvolvemos a ideia até chegarmos à concepção de um manual de fácil visualização das principais pragas e doenças da soja. Com o apoio da EMBRAPA SOJA, que nos cedeu as imagens, produzimos esse manual em tempo hábil para utilização a campo”, acrescenta.

De acordo com os consultores do IBS, que realizam a assistência técnica pelo programa, a receptividade dos agricultores tem sido excelente em relação ao kit. Segundo o consultor César Colussi, que atua na região de Irati – PR, os produtores expressavam a necessidade da utilização de uma lupa para o monitoramento mais detalhado da lavoura, mas não sabiam como e nem onde adquirir o item.

O consultor Leonardo Málaque, que atua na região de Taquarituba – SP, observa que muitos produtores são iniciantes no ramo da sojicultora e o kit tem facilitado o trabalho deles no manejo de pragas e doenças. “Tenho recebido o retorno positivo de alguns agricultores que me ligam para dizer que conseguiram identificar determinado problema com a ajuda do manual e da lupa”, relata.