Seminários apresentam conclusão da primeira etapa do Mais Gestão em MG e SP

Fotos: Manoel de Matos

Executado pelo IBS desde o início de 2013, o programa Mais Gestão, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), tem como foco a profissionalização da gestão de cooperativas. Por meio desse programa, o IBS atende cooperativas de agricultores familiares nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, no âmbito do planejamento financeiro e comercial das entidades, além de atuar na reestruturação organizacional que busca melhorias nas definições estratégicas e execução das atividades operacionais.

Após dois anos de contrato, o trabalho foi concluído com realização de seminários para apresentação dos resultados alcançados a partir dos serviços de ATER executados com as cooperativas. Nas apresentações, foram identificados os principais avanços e desafios no processo de aprimoramento da gestão dos empreendimentos. Os seminários foram realizados nos dia 28 e 30 de abril, respectivamente nos municípios de Espírito Santo do Pinhal – SP e de Alfenas – MG.

Na apresentação de São Paulo, participaram os diretores do IBS, Ricardo Cerveira, Cláudio Pinheiro e Manoel de Matos, a equipe de ATER Mais Gestão IBS, além de membros diretores e técnicos operacionais das cooperativas atendidas em SP (COOPAFASP, COOPERAGUA, COOPMAIO, COOAAT, COPRAFAN, COPERFAM, COPROFER, COOPERARES, COOPDAI e COOPLENOR). Também estiveram presente para acompanhamento da avaliação final o consultor do MDA Brasília que acompanhou o projeto, Moacir Chaves, o Delegado do MDA em São Paulo, Reinaldo Prates e a consultora do MDA São Paulo, Clenivalda Santos.

Além da equipe de ATER Mais Gestão IBS e do consultor do MDA Brasília Moacir Chaves, participaram do seminário em Alfenas os cooperados, diretores e técnicos operacionais das cooperativas atendidas em MG (CORPLES, COOPERVITAE, COOPFAM e ASSCOSTAS). A apresentação também foi prestigiada pelo pesquisador Daniel Magalhães, doutorando em estratégias da Agricultura Familiar para o desenvolvimento regional sustentável, na Universidade de Innsbruck na Áustria.

A coordenadora do Mais Gestão pelo IBS, Priscila Maia, destacou a participação de todos os atores sociais envolvidos no programa durante os seminários. Segundo ela, houve a participação efetiva das cooperativas que puderam apresentar os avanços, entraves e propostas do programa, bem como pontuar os resultados que identificaram como mais importantes.

“Na apresentação das cooperativas, ficou claro que ATER Mais Gestão é uma política afirmativa que, em sua primeira edição, possibilitou o desenvolvimento inicial de um processo mais amplo de aprimoramento da gestão e inserção no mercado. Além disso; foi exposta a demanda da continuidade dos serviços para consolidação do processo desencadeado”, relatou Priscila Maia.

Sobre a continuidade dos serviços, Priscila Maia informou que foi aprovado um aditivo para mais seis meses de trabalho da ATER Mais Gestão pelo IBS, devendo ser realizada ate 30/10/2015, com parte das cooperativas atendidas, com objetivo de apoiar a continuidade de ações que se desdobraram e que não seriam passiveis de planejamento no inicio do projeto, requerendo ainda acompanhamento para o amadurecimento durante este próximo período.